quarta-feira, fevereiro 23, 2005

Sobre os artigos anteriores

Finalmente consegui ler os artigos que mencionei no post anterior. O primeiro artigo não era bem o que eu esperava. Eu esperava algo que pudesse ajudar na disposição dos nós do gráfico gerado pelo Touchgraph, mas encontrei "apenas" um trabalho de faculdade sobre o caminho mais curto.

Já o segundo link (The background research leading up to Orkut.com (Anders Jacobsen's ...) pareceu bem mais interessante do que eu esperava. É um trabalho de três pesquisadores sobre uma rede social virtual na Universidade de Stanford. Os caras tentam relacionar quantas pessoas que se consideram divertidas (funny) gostam de assistir filmes de comédia, ou qual a probabilidade de pessoas que gostam de dança de salão terem amigos que também gostam de dança de salão e qual a probabilidade de pessoas que gostam de ficar em casa terem mais amigos que também gostam de ficar em casa. Ou qual a preferência de leitura entre os públicos masculino/feminino ou entre os que se consideram nerds ou os que estudam arte. Não achei nenhum dado realmente impressionante, mas são interessantes.

E isso me gerou uma teoria sobre o porquê do Orkut. Um dos pesquisadores era o próprio Orkut Buyukkokten. Talvez o Orkut tenha sido criado como uma tentativa de levar a pesquisa acima a ambientes maiores. Se foi isso mesmo, agora os caras têm tantos dados que provavelmente não vão conseguir analizar.

E continuando com o raciocínio acima, então o Orkut não foi criado com o interesse de gerar lucros (ao menos a curto prazo) e provavelmente não vai receber mais servidores e/ou banda. Claro que tudo isso é apenas um chute.