sábado, junho 11, 2005

Bibliotecas gráficas: ZGRViewer e JDigraph

Olhei mais algumas bibliotecas gráficas:

ZGRViewer 0.4
Não é exatamente uma biblioteca gráfica. Ele coloca um novo front-end gráfico no GraphViz. Parece que é necessário ter os programas dot e o neato para conseguir usar esta biblioteca. Apesar de ter uns screenshots mais ou menos, a documentação não é lá essas coisas. Por isso, estou descartando esta biblioteca.

JDigraph
Entrei no site deles e achei o site muito fraquinho. Sem screenshots, sem exemplos e a documentação é baseada exclusivamente no javadoc, sendo que eu queria um pequeno tutorial ou exemplo. O uso desta biblioteca está descartada atualemten.

domingo, junho 05, 2005

Bibliotecas gráficas: HyperGraph

O próximo da lista é o JUNG, que se mostrou bem grande e bem completo. Ainda não consigo entender tudo, por isso vou deixá-lo para depois.

Acabei de ver o HyperGraph. Ele é bonitinho de se ver, mas parece que é mais adequado para grafos em forma de árvore. O interessante dele é que a visualização é na geometria hiperbólica. Não sei bem o que é isso, mas a impressão que tive é que os grafos estão sobre uma esfera enorme. E quando você muda o foco da visualização, é como se estivesse rodando a esfera. Os tópicos que estão mais afastados estão menores, e tudo fica curvo. É bonitinho de se ver. Mas não é apropriado.

Com relação à documentação, ela me pareceu relativamente simples (e incompleta), mas nem me preocupei muito em olhar, pois muito provavelmente não vamos utilizar essa biblioteca.

quarta-feira, junho 01, 2005

Bibliotecas gráficas: GINY

Com relação ao GINY, não gostei dele.

A estrutura dele até que é boa e eles dão algum enfoque na separação entre o model e o view, mas não tinha exemplo algum de uso. Sobre o modelo matemático de layout, ele fala que não tem nenhum mas que pode usar vários, podendo ser baixados na parte de contribuições. Não vi essas contribuições e fico desconfiado com isso.

Além disso, visualmente ele é feinho, apesar de que deve ser fácil extender a aparência dele. Ainda assim, isso seria trabalhoso mas teríamos que partir de algo bem simples.

Sobre pontos interessantes, eu gostei da idéia de metanodes. Aparentemente, pode-se agrupar nós para formar metanós e também agrupar metanós com nós e coisas assim. E como essa interface baseia-se no piccolo, deve ser fácil fazer zoom com o GINY. Mas não acho que compense. Passemos às outras bibliotecas gráficas, pois deve existir algo mais interessante. A próxima na lista é o JUNG.