quarta-feira, janeiro 24, 2007

Prefuse indo da versão alpha para versão beta

Enquanto buscava informações sobre como corrigir o layout do Tomodachi, descobri que o Prefuse, a biblioteca que faz os gráficos do Tomodachi, passou da versão alpha para a beta e houveram mudanças que exigem uma atualização de código do próprio Tomodachi.

Como todos os exemplos de código do prefuse atualmente estão usando a versão beta, eu decidi mudar o Tomodachi também. Mas essas mudanças não são tão triviais. Essa mera mudança me causou mais de 130 erros de compilação. Fui corrigindo-os aos poucos e agora eu quase tenho o Tomodachi funcionando de novo.

Essa correção me obrigou a rever alguns conceitos das estruturas de dados do programa. Resolvi começar a usar mais os recursos do prefuse, eliminando redundâncias no Tomodachi. Acho que o resultado final vai ficar bem interessante, em termos de estrutura. Talvez! ... Na verdade, cada vez que eu penso nas estruturas de código, eu percebo que eu não conheço Java e códigos orientados a objeto tão bem quanto eu deveria. Mas eu tenho a real esperança de estar fazendo a coisa certa.