sábado, julho 02, 2005

Bibliotecas gráficas: WilmaScope eJGraphT

Depois de um bom tempo sem mexer em nada do Tomodachi (se bem que ainda não estou mexendo com o Tomodachi diretamente), voltei a procurar uma biblioteca gráfica substituta ao TouchGraph.

Ainda estou baseando minhas busca nas bibliotecas apresentadas aqui: http://www.manageability.org/blog/stuff/open-source-graph-network-visualization-in-java/view.

Desta vez olhei o WilmaScope e o JGraphT.

WilmaScope: É 3D. A documentação não apresenta um tutoria bom e detalhado, mas acho que dá para começar. Os screenshots mostram desenhos simples, mas se eu entendi direito, dá para torná-los mais elaborados. Minhas preocupações são: sendo uma biblioteca 3D, ela deve ser maior e mais complexa. Os algorítmos de layout também devem ser mais pesados. Só testando para ter uma idéia melhor. Não consegui rodar seus demos. Essa biblioteca, junto com o JUNG, passará para a segunda fase.

JGraphT: Este aqui é bem simples. Apesar dele ser independente, seus autores dão bastante ênfase a ele deixar o JGraph mais fácil de usar. O JGraphT não possui um algorítmo de layout por si só. É necessário utilizar os algorítmos do JGraph. E aparentemente o JGraph também não funciona tão bem assim... logo, este aqui está descartado em princípio.