quarta-feira, abril 06, 2005

Orkut em português, Sourceforge e estatísticas do site

Olá! Vou comentar das novidades relativas ao Tomodachi

Primeiro de tudo: desde semana passada não mexi em nada do Tomodachi. Peguei um tempo para aproveitar um pouco mais as coisas boas da vida (que são váarias). Veríssimo tem estado um pouco ocupado com seu trabalho mas está falando que "depois vai ver" o problema do Tomodachi não estar funcionando. Já o Alexandre... nem sei bem.

Segundo: Outro dia meu amigo chamou minha atenção: O Tomodachi está em português! Eu olhei para a página do Orkut que ele estava vendo, olhei, olhei, e falei: "agora complicou!" (na verdade o que eu falei foi um palavrão, mas o que importa é que o sentido é o mesmo). Acontece que para baixar as informações do Orkut, a gente se baseia em algumas palavras chaves nas páginas. Como as páginas mudaram, talvez as palavras chaves não estejam mais lá. Ou talvez estejam... nem sabemos de cabeça.

Terceiro: Mandei um e-mail ao Sourceforge (que é quem hospeda nosso site, os arquivos do Tomodachi e mais uma coisinha ou outra) perguntando se e como eles suportam Java Webstart (que é a forma de executar o programa que eu deixei na página de download). No geral, foram bem sucintos: eles não suportam. E pediram para que eu não deixasse mais os arquivos na área de download da forma que está hoje pois eu estou violando as regras de utilização do site... isso não é exatamente bom, pois vou ter que testar novas formas de fazer o webstart funcionar ou senão criar um instalador para o programa. Vai dar trabalho. Mas... é a vida!

E para finalizar... eu instalei no último fim de semana um contador/rastreador de acessos ao site e inclusive neste blog. Até agora tem uma média de uns 6 acessos por dia. Mas o mais interessante é a quantidade de informações que dá para extrair de alguém que visitou o site... não que eu realmente queira todas essas informações, mas acho algo curioso... de qualquer forma, vou tomar mais cuidado com as páginas que eu visito. Se você quiser ver também as estatísticas de acesso ao site, veja no rodapé de cada página do site do Tomodachi pois lá há um link para as estatísticas.

Tchau para as pessoas que leram isto aqui (provavelmente ninguém nos próximos anos vai ler mesmo...)!