terça-feira, março 22, 2005

Novo impulso e mais próximo da versão 0.3

Eu (Akira) ainda não perguntei ao Veríssimo qual o estado atual daquele jogo que ele estava desenvolvendo, mas em fim: ele voltou a programar o Tomodachi! Já fez várias modificações no código fonte, resolveu alguns problemas visívies e arrumou algumas coisas de infra-estrutura, invisíveis ao usuário do programa.

Além dele, Alexandre Takashi, nosso homem especialista em Swing (sem compreender interpretar besteiras... Swing é uma biblioteca do java para lidar com janelas, botões, ícones, barras de rolage e coisas do gênero, ou seja, a maioria daquilo que você efetivamente vê na janela do programa, incluindo a janela em si) e em internacionalização (que permite que você use o programa em inglês, em português e talvez até em chinês ou algo mais exótico) finalmente começou a pôr a mão na massa e está colaborando com o programa. E isso é ótimo pois, embora Veríssimo também trabalhe com programação, Takashi é o único de nós que estudou formalmente desenvolvimento de programas.

Com essas mudanças feitas, eu estou criando uma divisão do código em desenvolvimento (um branch). De uma parte sairá a versão 0.3 e nesse parte eu não incluirei nada mais que possa comprometer a estabilidade do programa, irei apenas dar os toques finais no programa para ele ficar mais bonito de se usar; e na outra parte continuaremos o desenvolvimento, sem nos preocuparmos se o programa ficará instável e bonito ou não.

Ou seja: já mandei a versão 0.3 para o forno.

E sobre a versão que continua o processo de desenvolvimento. Meus colegas Takashi e Veríssimo querem passar a trabalhar com comunidades. Veríssimo tem umas idéias muito complexas para o Tomodachi:

  • começarmos ver os tópicos das comunidades, postarmos tópicos e etc, tudo através do Orkut
  • incluirmos um Instant Messenger, como ICQ ou MSN no próprio Tomodachi.
Acabei de mandar um e-mail para ele falando que eu sou contra pois isso é dar um passo maior que a perna. Mas como não sou chefe de ninguém aqui, posso apenas expressar minha opinião. Espero conseguir convencê-lo a trabalhar com coisas mais palpáveis, pois o desenvolvimento já está lento o suficiente mesmo sem esses recursos. Com eles então, só iríamos nos perder.

P.S.: Descobri que haviam coisas erradas no código do Tomodachi. Haviam arquivos a mais que não deveriam estar lá. Então eu os apaguei. O resultado é que não consigo mais executar o Tomodachi. Os arquivos estavam errados, mas meu Eclipse estava dependendo dos arquivos errados!! Pelo visto vou ter que ficar um tempo configurando-o de novo!

Por falar em saber programar, fiquei impressionado com a habilidade de programação do Veríssimo e minha própria inabilidade. Há algum tempo atrás havia um problema durante o download, pelo Tomodachi, dos membros do Orkut. Para eu resolver o problema, refiz tudo o que Veríssimo tinha feito, mudando quase que completamente. A solução ficou horrível! Então neste fim de semana Veríssimo desfez praticamente todas as mudanças que eu fiz e corrigiu realmente o programa com uma solução mais elegante enquanto conversávamos por instant messenger (com um protolo tipo ICQ e tipo MSN, mas que não é nenhum dos dois). Para complementar, ele me explicou um pouco de programação java que eu não sabia. Eu estou tentando aprender java para este projeto, mas ainda tenho muito pouca familiaridade com alguns recursos pouco falados (ou mesmo inexistentes) na linguagem C: threads e modelos de visualização e controle de dados (chamado de MVC - Model View Controller). Ainda bem que eu não dependo de java como meu ganha-pão!

quarta-feira, março 16, 2005

Notícias da semana

Sexta-feira passada, eu mexi mais um pouco no Tomodachi. Foi uma decepção. Descobri que por algum motivo esdrúxulo, o Java Webstart (necessário para rodar a versão de desenvolvimento) não é inicializado automaticamente no ambiente linux de meu micro. Depois, eu descobri que um arquivo do programa estava errado e por isso não estava funcionando. Já corrigi. E por fim, quando corrigi, descobri que o programa trava se eu mudo o tamanho da janela ao mesmo tempo em que ele baixa os contatos. Isso na sexta-feira.

De lá pra cá, Veríssimo e eu trabalhamo um pouco no programa. Melhoramos um pouco a parte que faz a gravação dos contatos e eu estou fazendo testes com relação à atualização da lista de contatos na tela. Ainda estou tendo problemas, mas estou trabalhando.

Também recebemos um e-mail de uma pessoa (por enquanto não vou citar o nome dela aqui, pois talvez seja melhor pedir a permissão dela primeiro) falando que baixou o programa e fez umas melhorias nele. E pelo que essa pessoa falou, foram mais melhorias do que fizemos no último mês. Também se cadastrou em nossa lista de discussão. Veríssimo pediu hoje pra ele mandar as modificações para gente poder acrescentar em nosso código. Vamos ver no que dá.

E Veríssimo (acho que já falei uma vez, o programador é ele. Eu só dou palpites) também refez algumas partes do programa que, teoricamente, vão deixá-lo melhor. Com licensa. Vou testá-las agora.