sábado, julho 30, 2005

Primeiros passos com o prefuse

Peguei uns textos sobre o prefuse e os tutoriais e etc. Aparentemente a biblioteca gráfica prefuse é muito melhor do que eu poderia esperar. Estou fazendo meus primeiros testes com ele. Acabei de modificar um demo para mostrar um grafo que eu imaginei. Não é grande coisa, mas são os primeiros passos.

Um artigo dos criadores do prefuse fala que a biblioteca pode acessar e obter os dados a partir de um banco de dados. Porém não consegui encontrar como fazer isso. Se for realmente possível, seria bem legal pois provavelmente minimizaria o uso de memória pelo programa. Uma coisa a investigar.

segunda-feira, julho 25, 2005

Prefuse

Mencionei anteriormente que iria escolher uma dentre três bibliotecas de grafos para o Java. Na verdade, resolvi mandar tudo as favas. Não vou escolher muito não. Já discuti com Veríssimo e usaremos o prefuse mesmo. Ele é o mais falado de todos. Talvez um dia voltemos a dar uma olhada no JUNG, mas não ainda.

domingo, julho 17, 2005

Bibliotecas gráficas que passaram para próxima fase

E as últimas bibliotecas gráficas

VGJ - Não é exatamente uma biblioteca. É um programa. E sua última versão é de 98. O autor da página do VGJ diz que desde a última versão alguns programadores estenderam-nas, mas ele mesmo nunca as testou. Existe uma biblioteca baseada no VGJ, chamada FLGL, mas essa aí não foi liberada sob código aberto, então ela está descartada.

Zoomgraph - Foi substituída pelo GUESS. Fiquei até impressionado com essa biblioteca. Na verdade ela parece juntar várias outras (como o JUNG) e trabalhar em cima, criando uma interface de mais alto nível e aceita uma linguagem script chamada Jython (Phyton em Java). Ela é recente e está em desenvolvimento, apesar de já ser considerada estável. O que me impressionou são suas rotinas de layout. Tem várias. Porém, infelizmente, a impressão que eu tenho é que não dá para mudar sua aparência e só dá para fazer aparecer bolinhas ou coisas semelhantes como nós. Pelo que eu entendi, isso vai um dia pode mudar, quando derem a opção de substituírem o JUNG pelo Prefuse ou pelo Touchgraph. Contudo, essas opções não estão disponíveis agora e o código do GUESS não está disponível ainda (mas o autor da página fala que quem quiser o código fonte "right now" só precisa mandar um e-mail pedindo).

Walrus - É bem bonito, mas ele se aplica melhor à visualização de dados em árvore.


Prefuse
- É a biblioteca utilizada pelo Vizster, o que dá uma idéia do que ele pode fazer. Não há uma documentação boa, mas existe alguma por cima. Depois os caras falam que o melhor é pegar os programas exemplo e dar uma olhada. Um dos recursos legais do prefuse é que você pode modificar a aparência das coisas como quiser. E também ele tem embutido uma biblioteca de redimensionamento de imagens, que poderia ser utilizada para ampliar fotos, de modo semelhante ao prefuse. Além disso, um outro recurso interessante é a possibilidade de fazer fish-eye effects. Eu não sei se o nome é bem esse, mas a idéia é que você pode ampliar algum desenho ao passar o mouse por cima dele, num estilo bem semelhante ao Dock do MacOSX. Esses recursos por si só são bem promissores. E convenhamos que o force-direct layout e o radial layout o tornam ainda mais interessante. Com certeza seria muito interessante usar esta biblioteca.

ZVTM - Não é exatamente voltado à criação de grafos, mas sim de gráficos que podem ter zoom à vontade. Não é adequado pois queremos algo mais específico.

Infoviz Toolkit - Interessantemente, simplesmente não fui capaz de compreender do que ele se trata.

InfoVis Cyberinfrastructure - Também não o entendi direito e estou muito cansado de olhar todos esses para dar uma grande atenção a este aqui.

Large Graph Layout - A página desde aqui também não é clara. E depois de ver o prefuse, duvido que este aqui seja melhor que ele.

terça-feira, julho 05, 2005

Bibliotecas gráficas: GVF e JGraphEd

GVF - The Graph Visualization Framework: Não sei dizer realmente se esta biblioteca aqui é boa ou não. Pareceu mediana. Mas o que eu sei que ela não é atualizada há mais de um ano. Parece estar morta.

JGraphEd
: Apesar de parecer GPL, o código fonte só está disponível se você mandar um e-mail para ou autor. E não entendi bem qual é o propósito desta biblioteca, logo, vou descartá-la.

sábado, julho 02, 2005

Bibliotecas gráficas: WilmaScope eJGraphT

Depois de um bom tempo sem mexer em nada do Tomodachi (se bem que ainda não estou mexendo com o Tomodachi diretamente), voltei a procurar uma biblioteca gráfica substituta ao TouchGraph.

Ainda estou baseando minhas busca nas bibliotecas apresentadas aqui: http://www.manageability.org/blog/stuff/open-source-graph-network-visualization-in-java/view.

Desta vez olhei o WilmaScope e o JGraphT.

WilmaScope: É 3D. A documentação não apresenta um tutoria bom e detalhado, mas acho que dá para começar. Os screenshots mostram desenhos simples, mas se eu entendi direito, dá para torná-los mais elaborados. Minhas preocupações são: sendo uma biblioteca 3D, ela deve ser maior e mais complexa. Os algorítmos de layout também devem ser mais pesados. Só testando para ter uma idéia melhor. Não consegui rodar seus demos. Essa biblioteca, junto com o JUNG, passará para a segunda fase.

JGraphT: Este aqui é bem simples. Apesar dele ser independente, seus autores dão bastante ênfase a ele deixar o JGraph mais fácil de usar. O JGraphT não possui um algorítmo de layout por si só. É necessário utilizar os algorítmos do JGraph. E aparentemente o JGraph também não funciona tão bem assim... logo, este aqui está descartado em princípio.