quarta-feira, abril 27, 2005

Colocamos o Tomodachi para funcionar de novo

O Veríssimo colocou o Tomodachi para funcionar de novo e eu fiz com que esse funcionamento fosse independente da linguagem em que você usa o Orkut.

Além disso, fizemos mais algumas outras melhorias:

  • Finalmente a lista de contatos se atualizasse automaticamente e agora ela é parte integrante da janela do Tomodachi.
  • Suporte a caracteres acentuados
  • Melhoria na subjanela de status
Próximos passos: conseguir um instalador para windows (já temos um em vista), colocar alguma documentação no programa e no site e liberar a versão 0.3.

terça-feira, abril 19, 2005

Vizster: Visualizing Online Social Networks

Praticamente duas semanas sem escrever nada aqui. Em duas semanas aconteceram algumas coisas. Mas não vou atropelar e vou tentar escrever apenas uma de cada vez, e mais freqüentemente.

No presente momento, a notícia mais impactante foi o fato de termos topado com o programa Vizster. A verdade é que não li o site dele inteiro e nem executei o programa ainda. Mas pelo que eu pude vez, o Vizster é exatamente o que eu queria fazer originalmente com o Tomodachi. O Tomodachi deveria ser algo muito parecido mesmo! Só que baixando dados do Orkut. É compreender o misto de surpresa, contentamento e inveja que senti quando vi o site. Mas como inveja é um sentimento um tanto feio, fiquemos apenas com a supresa e o contentamento.

O site do programa é: http://www.cs.berkeley.edu/~jheer/infovis/final/

Uma coisa boa do Vizster é que ele tem código aberto, e por isso, podemos tentar aprender com ele. Talvez pegar um pedaço do código dele, talvez passarmos uma parte do código do Tomodachi para ele. Ainda não sabemos bem, até mesmo porque já concordei há algum tempo em mudar o enfoque do Tomodachi. Falarei disso em ocasião oportuna. Só pensaremos em enxertos ou fusõs após a divulgação da versão 0.3 do Tomodachi.

Fico por aqui. Assim que puder, divulgarei o status do Tomodachi 0.3 e os planos para o Tomodachi 0.4.

quarta-feira, abril 06, 2005

Orkut em português, Sourceforge e estatísticas do site

Olá! Vou comentar das novidades relativas ao Tomodachi

Primeiro de tudo: desde semana passada não mexi em nada do Tomodachi. Peguei um tempo para aproveitar um pouco mais as coisas boas da vida (que são váarias). Veríssimo tem estado um pouco ocupado com seu trabalho mas está falando que "depois vai ver" o problema do Tomodachi não estar funcionando. Já o Alexandre... nem sei bem.

Segundo: Outro dia meu amigo chamou minha atenção: O Tomodachi está em português! Eu olhei para a página do Orkut que ele estava vendo, olhei, olhei, e falei: "agora complicou!" (na verdade o que eu falei foi um palavrão, mas o que importa é que o sentido é o mesmo). Acontece que para baixar as informações do Orkut, a gente se baseia em algumas palavras chaves nas páginas. Como as páginas mudaram, talvez as palavras chaves não estejam mais lá. Ou talvez estejam... nem sabemos de cabeça.

Terceiro: Mandei um e-mail ao Sourceforge (que é quem hospeda nosso site, os arquivos do Tomodachi e mais uma coisinha ou outra) perguntando se e como eles suportam Java Webstart (que é a forma de executar o programa que eu deixei na página de download). No geral, foram bem sucintos: eles não suportam. E pediram para que eu não deixasse mais os arquivos na área de download da forma que está hoje pois eu estou violando as regras de utilização do site... isso não é exatamente bom, pois vou ter que testar novas formas de fazer o webstart funcionar ou senão criar um instalador para o programa. Vai dar trabalho. Mas... é a vida!

E para finalizar... eu instalei no último fim de semana um contador/rastreador de acessos ao site e inclusive neste blog. Até agora tem uma média de uns 6 acessos por dia. Mas o mais interessante é a quantidade de informações que dá para extrair de alguém que visitou o site... não que eu realmente queira todas essas informações, mas acho algo curioso... de qualquer forma, vou tomar mais cuidado com as páginas que eu visito. Se você quiser ver também as estatísticas de acesso ao site, veja no rodapé de cada página do site do Tomodachi pois lá há um link para as estatísticas.

Tchau para as pessoas que leram isto aqui (provavelmente ninguém nos próximos anos vai ler mesmo...)!

domingo, abril 03, 2005

Parou de funcionar de novo!

Isso começa a se tornar bastante desagradável! Mais uma vez o Orkut mudou alguma coisa nas páginas de login e daí o Tomodachi pára de funcionar. E não há muito o que fazer. Toda vez que o Orkut mudar alguma coisa, o programa vai parar de funcionar mesmo... O pior é que nem sequer temos um bom método para identificar e corrigir o problema...

Se desconsiderarmos isso, o desenvolvimento estava indo bem essa semana. Dos três tópicos que eu falei que precisava acertar antes de lançar a versão 0.3, só foi feito um. Mesmo assim foram corrigidas várias inconsistências que existiam no programa. Ah! E a visualização de profiles está funcionando! Alexandre começou a participar bastante do programa e se ofereceu para resolver o problema da lista de contatos que não se atualizava. Ah! E ele já trocou completamente a janela de login do Tomodachi. Não vou colocar essa janela nova já na versão 0.3, pois como ele refez completamente, tenho medo que ela tenha bugs, mas em próximas versões ela poderá ser vista.

E Veríssimo se empenhou bastante. Não para a versão 0.3, mas para a versão posterior, teremos o download de comunidades e até de mensagens de comunidades.

A droga de tudo isso é que todas essas mudanças não adiantam nada se não fizemos o programa se logar novamente no Orkut...

E por sinal, tive várias discussões com o Veríssimo sobre o funcionamento do programa. Depois de ver como ficava bonita a apresentação do profile de uma pessoa dentro do Tomodachi e ver o download de mensagens de comunidades funcionando, até estou pensando seriamente em concordar com o Veríssimo e fazer o Tomodachi ir muito além de uma simples visualição de grafos. Detalharei isso em uma outra ocasião.

P.S.: Mais uma vez voltei a apanhar com o Eclipse... Então eu simplesmente decidi parar de tentar utilizá-lo. Até agora foi uma excelente decisão. Finalmente eu estou conseguindo trabalhar no programa sem ter que brigar com minhas ferramentas.