sábado, fevereiro 26, 2005

Preparativos para versão 0.3

Para lançar a versão 0.3 (sem data definida), pretendo fazer as seguintes coisas:

  • Corrigir o carregamento de arquivos
  • Corrigir o funcionamento da lista de contatos
  • Atualizar e talvez melhorar a documentação
Além desses, gostaria de tentar habilitar a seleção de vários contatos simultaneamente. Dessa forma, vai ficar mais fácil baixar os contatos de contatos ou ocultar contatos.

quarta-feira, fevereiro 23, 2005

Finalmente consigo rodar o Tomodachi!!!

Agora mesmo, refiz umas configurações do Eclipse e finalmente consegui compilar e executar o Tomodachi. Não vou mexer em seu código hoje, mas pelo menos agora eu tenho facilmente essa opção .

Vou colocar aqui os detalhes técnicos, apenas para eu ter onde procurar se um dia eu tiver que refazer a configuração...

  1. Eu configurei o eclipse para baixar o programa do CVS, com meu próprio login de desenvolvedor do sourceforge. Host = cvs.sourceforge.net; Type = extssh; Repository path = /cvsroot/tomodachi
  2. Em Project Properties -> Java Build Path, na aba sources, eu coloquei tomodachi/src e defini tomodachi/bin como Default output folder. Também inclui as 3 bibliotecas de http-client na aba Libraries
  3. Criei uma configuração de Run para Application. Na aba Main, coloquei com.tresmh.tomodachi.Main como Main class. Na aba Classpath coloquei bin e as 3 bibliotecas de http-client como User Entries

Sobre os artigos anteriores

Finalmente consegui ler os artigos que mencionei no post anterior. O primeiro artigo não era bem o que eu esperava. Eu esperava algo que pudesse ajudar na disposição dos nós do gráfico gerado pelo Touchgraph, mas encontrei "apenas" um trabalho de faculdade sobre o caminho mais curto.

Já o segundo link (The background research leading up to Orkut.com (Anders Jacobsen's ...) pareceu bem mais interessante do que eu esperava. É um trabalho de três pesquisadores sobre uma rede social virtual na Universidade de Stanford. Os caras tentam relacionar quantas pessoas que se consideram divertidas (funny) gostam de assistir filmes de comédia, ou qual a probabilidade de pessoas que gostam de dança de salão terem amigos que também gostam de dança de salão e qual a probabilidade de pessoas que gostam de ficar em casa terem mais amigos que também gostam de ficar em casa. Ou qual a preferência de leitura entre os públicos masculino/feminino ou entre os que se consideram nerds ou os que estudam arte. Não achei nenhum dado realmente impressionante, mas são interessantes.

E isso me gerou uma teoria sobre o porquê do Orkut. Um dos pesquisadores era o próprio Orkut Buyukkokten. Talvez o Orkut tenha sido criado como uma tentativa de levar a pesquisa acima a ambientes maiores. Se foi isso mesmo, agora os caras têm tantos dados que provavelmente não vão conseguir analizar.

E continuando com o raciocínio acima, então o Orkut não foi criado com o interesse de gerar lucros (ao menos a curto prazo) e provavelmente não vai receber mais servidores e/ou banda. Claro que tudo isso é apenas um chute.

quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Pesquisa sobre grafos no orkut

Como já falei, de tempos em tempos, eu vejo o ranking do Tomodachi no Google. Não é nada expressivo, mas já está melhor que antes.

Estava pesquisando pelas palavras "orkut" e "grafos" no Google. Acabei achando também este trabalho:
Trabalho de Análise de Algoritmos Algoritmo de Floyd-Warshallt

E pesquisando pelas palavras "orkut" e "graphs", encontrei este link:
The background research leading up to Orkut.com (Anders Jacobsen's ...

Ainda tenho que ler esses artigos. Mas parecem interessantes, principalmente o primeiro.

Configurando o eclipse, meu futuro ambiente de desenvolvimento

Nem sei se existe a expressão "ambiente de desenvolvimento". É uma tradução literal de "development environment". Para quem não sabe, eu chamo assim o conjunto de programas e ferramentas que eu uso para poder trabalhar no desenvolvimento de programas.

No caso, o programa se chama Eclipse. Ele facilita muito a vida de um desenvolvedor de programas java. Mas eu sou novato nessa área, então não sei utilizá-lo e configurá-lo corretamente. Para usar o CVS do Eclipse foi fácil, mas agora estou com outros problemas. Ontem fiquei até as 2 horas da manhã discutindo com o Veríssimo como proceder para conseguir deixar meu Eclipse funcionando direito. Veríssimo consegue! Por que eu não consigo? Talvez porque ele seja um programador java e eu apenas um programador C tentando mexer em java? Talvez porque ele tem um aquário e eu não? (Isso foi uma brincadeira. E acho que ele não tem aquário.) Esse é um mistério que ainda tenho que resolver se eu quiser voltar a efetivamente mexer no código do Tomodachi.

E quanto a ele, suponho que ele ainda esteja usando as horas livres dele para trabalhando em seu jogo. Depois vou pedir um screenshot do jogo dele para colocar aqui... O que eu queria mesmo é usar minhas horas livres para beber umas cervejas com uns amigos(as). Mas isso custaria caro demais e também deve engordar :-)

terça-feira, fevereiro 15, 2005

Ainda configurando meu micro

Fiz umas pesquisas e parece que a versão estável do gcvs não funciona direito mesmo. Como pode? Assim eu não vou conseguir acessar o CVS (e sem conseguir acessar o CVS, eu não consigo alterar o programa)

Veríssimo me passou umas linhas de comando para acessar o CVS. Mas não é isso que eu quero. Eu quero interface gráfica para isso.

Estou baixando o Eclipse. Vamos ver se consigo utilizá-lo para fazer tudo relativo ao ciclo de desenvolvimento do Tomodachi.

segunda-feira, fevereiro 14, 2005

Ainda configurando meu microcomputador

Droga! Tentei ontem baixar o CVS do Tomodachi à partir do gCVS, mas eu não consegui! Ainda vou tentar mais algumas vezes hoje. O sistema estava funcionando tão bem no Windows... Maldita hora em que resolvi instalar o Linux e meu Windows sumiu!

E isso me lembra que ainda tenho que instalar o Eclipse e o Ant para poder continuar o desenvolvimento do Tomodachi.

sábado, fevereiro 12, 2005

Sites apontando para o Tomodachi

De tempos em tempos, eu faço uma busca no Google para ver se algum site também está falando do Tomodachi.

E não é que desta vez eu achei? Fiz uma busca por "tomodachi orkut" no Google.

Algumas das páginas retornadas foram:

Tomodashi :: Orkut Network Viewer - blog.moinho.net

E (em alemão, pode?)

>> PunktLog.de << » Soziale Netzwerke in Orkut

Como eu não entendo nada de alemão, passei o link para o tradutor do AltaVista, e vi que ele nem fala muito do Tomodachi, mas é interessante mesmo assim. E é impressionante o nível de sofisticação dos tradutores atuais.

Vamos acompanhar para ver se com o tempo, mais gente descobre o Tomodachi.

O próximo lugar que eu quero anunciar o tomodachi é no News do Sourceforge, mas só farei isso quando a versão 0.3 estiver pronta.

Velocidade de desenvolvimento

Gostaria de comentar aqui a respeito do porquê o desenvolvimento anda tão lentamente.

Somos dois desenvolvedores: Veríssimo e eu. Também há o Alexandre (que é o único que realmente estudou computação), mas até agora ele (diz que) não teve tempo para efetivamente mexer no programa.

Desde o começo do ano, Veríssimo resolveu aprender OpenGL para programação de jogos e tem dedicado boa parte do seu tempo a um joguinho que ele está fazendo no estilo warcraft.

Quanto a mim, meu micro está todo bagunçado. Vou explicar abaixo o que aconteceu:

Há mais de um mês que eu fui tentar atualizar o linux (Debian) do meu micro, e essa atualização bagunçou todas as configurações que eu tinha feito!!! Desde o surgimento do windows XP e minha descoberta do Miranda-IM, eu sou um fã do Windows, mas é legal manter o linux no micro.

Então resolvi jogar remover o Debian, que me deu tantas e tantas dores de cabeça e instalar o Mandrakelinux. Afinal "eu gosto de configurar o micro, mas o ideal é fazer isso quando eu quiser, e não ser obrigado a configurar, como acontecia com o Debian. Instalei o Mandrake. Gostei dele. Porém, eu cometi um erro na configuração do boot manager e meu windows parou de funcionar!!! Isso deveria ser algo simples de se arrumar, mas não foi. E assim, por algum motivo bizarro eu não consigo mais nem rodar e nem sequer instalar o windows em meu micro. Estou única, e forçadamente exclusivamente com linux em meu micro. Porém estou tendo que instalar todos os programas que eu usava para desenvolvimento no windows e só depois de um mês que estou conseguindo deixá-lo bom para desenvolvimento.

Além disso, tenho passado por um período muito atarefado em meu emprego e tenho ficado várias horas a mais lá. Além disso, como meu microcomputador é atualemente o único computador de minha casa conectado à Internet (portanto, ele é compartilhado com mais meia dúzia de pessoas), quando eu finalmente chego em minha casa, a não ser que eu queira privar meus companheiros de república de lerem seus e-mails eu não tenho um computador para mexer no Tomodachi.

Ou seja, não fiz nada relativo ao Tomodachi nestes últimos tempos.

Hoje eu atualizei o site. É impressionante como tarefas aparentemente simples nos tomam tempo. Acho que levei 3 horas para atualizá-lo. E só arranjei tempo para fazer isso porque eu deixei de ir ao cinema como eu estava querendo.

Bem, tenho que voltar à vida real. Vamos ver se este blog serve para algo...

Por sinal, como os e-mails que estão chegando não páram de me lembrar, hoje é meu aniversário... Então vamos aproveitar para sair e ver se o mundo mudou em algo porque completei um ano a mais :-)

terça-feira, fevereiro 01, 2005

test

This is just a test.